sexta-feira, julho 07, 2006

Empresário espanhóis querem investir no turismo de pesca no Pará

REPORTAGEM: Val-André Mutran -- 02/12/2004

Brasília - O Ministerio de Asuntos Exteriores (MAE) da Espanha e a Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI) pretendem dobrar os investimentos no Brasil, e um dos setores dessa estratégia é o segmento de Turismo de Pesca. Uma das regiões escolhida pelos espanhóis, que já desenvolvem projetos do gênero no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, será a Ilha do Marajó, no Pará. “Desde que as exigências ambientais sejam superadas”, disse com exclusividade ao DIÁRIO, Pascoal Navarro, conselheiro Cultural e de Cooperação da Embaixada da Espanha em Brasília. A medida já é reflexo da visita oficial que o presidente da Espanha, Jose Luiz Rodrígues Zapatero, fará ao Brasil em janeiro, liderando uma comitiva de empresários. “O presidente deve assinar e ampliar uma série de acordos bilaterais entre Brasil e Espanha”, afirmou o embaixador.
Sobre o Pará, Navarro esclarece que: “Já tivemos um contato com o governo paraense e identificamos o potencial da Ilha do Marajó. Acreditamos que podemos avançar na implantação de alguns projetos no setor do Turismo de Pesca, desde que alguns embaraços ambientais sejam superados. Nosso contato com a Paratur foi excelente e animador”, destacou Navarro.
A Agência Espanhola para a Cooperação Internacional é um organismo vinculado ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, tecnicamente responsável pelo planejamento, execução e gestão dos projetos e programas de cooperação.
O Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com o Ministério do Esporte e Turismo, representantes dos governos dos estados e, contado com a participação da sociedade e do setor privado de turismo, desenhou e dimensionou um programa de ecoturismo com grande potencial. Trata-se do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal – PROECOTUR, que entra na segunda fase, com investimentos nos Pólos já identificados com um aporte de US$ 200 milhões com prazo de aplicação em três anos, a partir de 2005.
Deputado paraense quer agilizar projeto - O deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA), enviou à Câmara Federal um projeto de lei complementar que cria o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Arquipélago de Marajó, que autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho de Gestão que coordenará as ações governamentais no âmbito do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Arquipélago de Marajó. “ Será uma maneira de aproveitar o extraordinário potencial do Turismo no Arquipélago e agregar valor imediato viabilizando o investimento dos espanhóis na região. Certamente, emprego e renda serão criados de maneira imediata”, estima o parlamentar.
Bolsas na Espanha - O Ministerio de Asuntos Exteriores (MAE) da Espanha e a Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI) abriram bolsas de pós-graduação (mestrado e especialização) nas universidades espanholas do Grupo Tordesillas. Podem se candidatar alunos brasileiros já graduados, ou que estejam cursando o último ano de graduação e fazendo monografias de final de curso. As bolsas têm início em outubro de 2005 e são válidas por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. O prazo para inscrição (via Internet) vai até 31 de dezembro de 2004. Para maiores informações, acesse o site do MAE ou a página do Grupo Tordesillas que contém o Edital do programa de bolsas clicando aqui.

Nenhum comentário: