sexta-feira, julho 07, 2006

Assinado convênios de cooperação técnica em 14 Pólos da Universidade Aberta do Brasil

Jornal Opinião
REPORTAGEM: Val-André Mutran -- 03/07/2006
Brasília - Concorrida cerimônia na última sexta-feira, 30, no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, ministro da Educação Fernando Haddad, reitores, diretores de Centros Técnicos Federais de Educação e prefeitos de todo o Brasil, celebrou as assinaturas dos convênios de cooperação técnica entre Vinte e cinco universidades – 18 federais e sete estaduais – em 87 pólos de 17 estados e Distrito Federal que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil. Serão atendidos aproximadamente dez mil alunos em 2006. No Pará, serão 14 pólos nas principais micro-regiões do Estado.
No sul do Pará, foram beneficiados os municípios de: Santana do Araguia, Conceição do Araguaia, Tucumã, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Redenção e Tucuruí. No Oeste do Estado serão dois pólos: Oriximiná e Juruti. Na região do Salgado Bragança. No nordeste: Castanhal e Benevides. No Marajó, o município de Breves.
Após correspondência enviada pelo deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA) a todas as 143 prefeituras paraenses, o MEC selecionou 14 pólos. A professora Luciene Borges Tavares assessorou as prefeituras e interagiu com os secretários de Educação e prefeitos, para que os projetos não incorressem em erro técnico e atrasos nos prazos. “Deu tudo certo e a clientela desses municípios pólos atenderão os alunos de cidades vizinhas. Será um salto extraordinário na inclusão ao Ensino Superior”, comemorou a professora que já residiu em Santana do Araguaia e hoje está no MEC em Brasília.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil oferecerá, a partir do ano que vem, 90 mil vagas no ensino superior público federal.Na fase de avaliação de propostas, a comissão de especialistas selecionou preliminarmente 311 pólos municipais de educação a distância, em 305 municípios em todas as unidades da Federação. Serão oferecidos 198 cursos, em 40 universidades federais e dez centros federais de educação tecnológica (Cefets). Do total de pólos, 249 foram propostos por prefeituras e 62 por sete governos estaduais (Acre, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins). Entre os cursos mais ofertados estão os de licenciatura, que somam 90, seguidos dos de lato sensu (63), bacharelado (23), tecnólogo (14), seqüencial (2) e mestrado (1).
A meta prevista é que cada pólo oferte, em média, 50 vagas em quatro cursos distintos, totalizando 200 estudantes por unidade. Para março de 2007, está previsto o início das aulas em 150 pólos, atendendo 30 mil alunos. Em agosto, serão realizados novos processos seletivos nas mesmas unidades e os outros 150 pólos iniciarão suas atividades, beneficiando 60 mil novos estudantes, totalizando 90 mil alunos.
Para a implantação dos cursos selecionados, o MEC investirá já em 2006, mais de R$ 20 milhões para a preparação do material didático, pagamento de bolsas e capacitação dos professores e tutores a distância. Para 2007, o repasse do MEC às instituições federais de ensino superior será de R$ 175 milhões.
A partir da assinatura do acordo, o próximo passo da comissão de avaliação será cruzar as ofertas de cursos das instituições de ensino com as demandas dos pólos. Estas informações deverão estar concluídas no final de agosto, quando começarão as atividades de avaliação in loco de pólos e instituições para a devida implantação do Sistema Universidade Aberta. Em 30 de outubro, deverão ser divulgadas, no Diário Oficial da União, as propostas de pólos e cursos aprovados e articulados.
O primeiro processo seletivo da Universidade Aberta do Brasil ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2007, de acordo com a programação da instituição ofertante do curso. O sistema foi criado pelo Ministério da Educação em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior a distância, com o objetivo de sistematizar as ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.
Curso-piloto – O programa Universidade Aberta do Brasil dá início as suas atividades nesta sexta-feira, 30, com as aulas inaugurais do curso-piloto a distância de administração. Vinte e cinco universidades – 18 federais e sete estaduais – em 87 pólos de 17 estados e Distrito Federal fazem parte do curso. Serão atendidos aproximadamente dez mil alunos em 2006.

Nenhum comentário: