quarta-feira, maio 19, 2010

Eleita nova diretoria da Frente Parlamentar da Agricultura

















Os parlamentares da bancada do agronegócio elegeram nesta terça-feira (18) a nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária. Assumem a diretoria o deputado federal Moreira Mendes (PPS/RO) como presidente e Giovanni Queiroz (PDT/PA) na vice-presidência.

Para o presidente da Comissão de Agricultura, deputado federal Abelardo Lupion (DEM/PR), a Frente Parlamentar é um parceira da Comissão de Agricultura. “Enquanto que a Frente tem um importante papel de articulação com mais de 200 parlamentares da bancada, a Comissão é o braço institucional do debate agrícola no Parlamento”.

Ao novo presidente, Lupion destacou que Moreira Mendes “conquistou o espaço e fez por merecer a confiança depositada pela bancada”. O presidente da Capadr não deixou de reconhecer o trabalho realizado pelo deputado Valdir Colatto, presidente da Frente entre 2008 e 2009. ” Colatto tem a capacidade de discernir o que é bom ou mau para o produtor rural e isso é fundamental para o trabalho político articulado realizado no âmbito do Congresso Nacional”.

Giovanni Queiroz disse que “foi com muito prazer que viu seu nome indicado para ser o representante da Região Norte da Frente Parlamentar da Agricultura, presidida pelo companheiro combativo, determinado que caracteriza o deputado Moreira Mendes”.

Código Florestal – Num momento em que está sendo discutido a revisão do Código Florestal, inclusive a possibilidade de ampliá-lo para uma Código Ambiental, o deputado Giovanni Queiroz acredita que a atuação da Frente Parlamentar da Agricultura, nesse processo, é de fundamental importância.

“Penso que já era tempo de discutirmos essa importante questão. Muitos de nós estamos ai com um código regido por remendos e que nunca teve atenção para com o setor produtivo rural. E que não disciplina apenas a área rural, como também a urbana também. A ocupação do solo e procedimentos outros”, explicou.

O parlamentar entende que a Comissão Especial criada para analisar a reforma do Código Florestal no âmbito da Câmara dos Deputados, foi muito feliz ao eleger como relator o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). “O companheiro Rebelo tem tido uma visão extraordinária do tema.
Tem demonstrado todo o cuidado com o complexo tema, até mesmo porque a sua história de lutas o credencia para tal desafio”, elogiou Queiroz.

Previsto para ser apresentado até o final deste mês, o relatório do deputado Aldo Rebelo deve ser votado na Comissão Especial e de lá seguirá para votação no Plenário.

Moreira Mendes e Giovanni Queiroz assumem um mandato de dois anos.

Texto: Val-André Mutran com Agências.